quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SEMANA 35 - Quero falar!

Eu queria muito saber falar! Estou treinando. Estou realmente precisando aprender a falar porque os adultos não entendem a comunicação fora das palavras!

Agora eu entendo tudo muito mais, mas ainda não sei falar... 

Às vezes, quando está tudo em silêncio, eu faço barulhos. E quando alguém fala comigo eu respondo. Do meu jeito, porque ainda não sei usar as palavras. Mas gosto de responder para eles saberem que eu entendo o que eles dizem.

Sabe o que é engraçado? Os adultos acham que porque não sabemos falar nós não os entendemos. 

É justo o contrário: nós entendemos tudo. São eles que não nos entendem.  Aliás, é importante dizer: é mais difícil falar do que entender.  No meu caso, é mais complicado: meu pai fala em uma língua e minha mãe fala em outra.

Explico: os adultos dividiram a Terra em países, e cada país tem a sua língua. A língua (não a que fica na boca, e sim as palavras que saem dela) é algo próprio de cada país. Tem alguns países que usam línguas muito parecidas. E ainda tem países que usam várias línguas.

Complicado.... só sei que a Terra é muito dividida: em línguas, países, culturas e raças.

Língua é como as pessoas falam.
Países eu já falei antes: são divisões imaginárias que os adultos inventaram e desenharam no mapa, separando as pessoas em lugarzinhos diferentes.
Cultura, eu acho, é como as pessoas pensam e se comportam.

E raça, eu realmente não entendi o que é raça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário