quarta-feira, 10 de abril de 2013

SEMANA 19 - A Nova Lei e as Babás

Essa semana as amigas da minha mãe só falam de um assunto: como conciliar as babás com uma lei nova que acabou de aparecer?

Hoje tenho muita coisa pra explicar. Vou começar pela LEI: Lei é o que os adultos determinam como regras que todo mundo tem que seguir. Eu não sei exatamente quais assuntos são tratados por essas tais leis, mas sei que elas variam de acordo com o tempo e o espaço.

Será que mamar a cada 3 horas é uma Lei? Será que minha mãe está indo contra a LEI para me deixar feliz? Ihhhh....

Bem que podiam incluir um curso de LEI na preparação para vir para a Terra... Nós ficaríamos bem mais situados!

Pois bem, voltando aos recentes acontecimentos: os adultos inventaram essa nova lei para regular o trabalho do pessoal que trabalha dentro da nossa casa. E ela traz muitas mudanças.

Minha mãe disse que mudar costuma ser difícil pra todo mundo, mas que são mudanças muito boas porque, pela primeira vez, todo mundo vai ter que se lembrar de respeitar vários direitos do pessoal que tanto ajuda nossa família a se organizar (bom, sobre o que é direito vamos ter que falar em outro dia, pois esse tal de direito é difícil).

Não entendi muito bem e minha mãe economizou na explicação.... mas ela até chegou a falar de escravidão....

BABÁ = ESCRAVIDÃO?

Eu lembro, e até já contei para vocês, que na Terra já  houve escravidão: uma coisa horrível, quando um homem é  dono de outro homem e pode obrigá-lo a fazer tudo o que quiser.

Mas eu não consegui entender o que as babás têm a ver com isso....

A nova lei diz que as babás só podem trabalhar por um tempo (ou seja, não podem ficar o dia inteiro trabalhando). Eu não entendo bem o tempo, mas as amigas da mamãe dizem que esse tempo da lei não dá para cobrir o trabalho delas + o tempo de ir e voltar para casa. Mas aí me lembrei da escravidão: será que o que minha mãe quis dizer com isso é que está certo limitar o tempo de trabalho delas porque afinal de contas elas têm sua vida para viver e ser babá é apenas um trabalho? Se elas tivessem que ficar o tempo todo comigo, como iriam viver suas próprias vidas?

Depois de falarem uma tarde inteira, chegaram à conclusão que a lei é de fato boa. Mas chegaram também a uma conclusão interessante: que gostariam de trabalhar menos para não depender tanto de babás.

Foi aí que eu me impressionei: Então as mães dependem das babás?

Isso é uma lição importante para vocês e vou explicar o porquê: as babás são mulheres vestidas de branco que passeiam com os bebês e cuidam dos bebês quando as mães NÃO estão por perto.

As mães não estão por perto porque tem que fazer outras coisas, como trabalhar, ir ao supermercado e ao cabeleireiro. Também existem babás que ficam ao lado das mães. Mas nesse caso o papel da babá já fica confuso pra mim.... não sei explicar... penso depois nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário