terça-feira, 9 de julho de 2013

SEMANA 31 - Engatinhando!

Estou engatinhando! É uma coisa incrível. A mais incrível dos últimos tempos!

Tudo mudou. 
Eu posso ir de um lugar a outro! 
Antes, eu só mudava de lugar sendo carregada por alguém. Podia ser no carrinho, no colo, no berço, mas eram os adultos que me colocavam em um lugar, ou em outro lugar.

Agora, se estou em um lugar e quero mudar, posso ir sozinha, sem precisar de ninguém!

É incrível. Mas não é só uma questão de ir de um lugar a outro.
É uma questão de poder DECIDIR onde ir.
É maravilhoso!

Requer esforço. Eu ainda não sei engatinhar bem. Mas já consigo buscar objetos do meu interesse; seguir um barulho; e algo sensacional: procurar (e achar!) a mamãe se ela sai de perto de mim.

Decidir é quando você escolhe o que fazer. 
Na nossa vida de bebês, temos pouquíssimo poder de decisão. E pelas minhas observações, parece que quanto mais independência conquistamos, maior poder de decisão adquirimos – será?

Nossa vida, neste momento, é determinada por termos – ou não – uma mamãe e um papai que nos ame. Entender, vocês já sabem, eles nos entendem pouco. Mas quando eles nos amam (e na maioria das vezes isso acontece) eles passam o tempo todo nos ensinando coisas, para um dia podermos decidir sozinhos. 

Engatinhar é um dos primeiros grandes passos no caminho para a independência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário